• Camada de Ozono:

    A camada de ozono situa-se na atmosfera e protege-nos dos raios ultravioletas que provêm do sol e provocam o cancro da pele.

 

 

  • Casa Superisolada:

    Casa com isolamento térmico adquado e boa vedação. Tais casas devem ter sistemas controlados de troca de ar que usem circuladores de calor interligados, a fim de evitar a formação de humidade excessiva ou poluentes atmosféricos internos, enquanto conserva o calor. As casas superisoladas têm paredes e telhados miuito mais protegidos do que as casas comuns, e todos os encanamentos, fios eléctricos, janelas e outras extruturas abertas nas paredes são cuidadosamente calafetadas para evitar saídas de ar.  

  • Chuvas ácidas:

    A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja o pH seja inferior a 4,5. Produz-se quando o Enxofre (S) e o Azoto (N) combinam com o Oxigénio (O2), formando assim o Dióxido de Enxofre (SO2) e o Dióxido de Azoto (NO2).

 

  • Ciclo Hidrológico:

    Ciclo natural, dirigido pelo sol, de evapotranspiração, condensação, precipitação e escoamento.  

 

  • Cimento Aluminoso:

    Cimento comum ao qual foram acrescentados até 50% de alumina para melhorar a capacidade de assentamento em baixas temperaturas, fazendo-o produzir mais calor próprio à medida que assenta. Os cimentos aluminosos endurecem com muita rapidez e são também mais resistentes à corrosão por sais e ácidos. 

 

 

  • Combustível:

    Qualquer material que produz energia utilizável, seja por queima (gás, madeira) seja por reacções atómicas (fissão, fusão). 

 

  • Condicionamento do ar:

    Resfriamento do ar no interior de um prédio ou veículo, geralmente pela lavagem de ar e frequentemente, pela redução da humidade e da temperatura. O condicionamento do ar consome grande quantidade de energia e contrui para o buraco do ozono. 

 

  • Conservação de energia:

    Redução no consumo de energia realizada através do corte no uso ou no aumento de eficiência do uso da energia. 

 

  • Crescimento económico:

    O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários periodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices, sendo eles o Produto Interno Bruto (PIB) ou o Produto Nacional Bruto (PNB).