- Oxigénio:
Elemento gasoso essencial para toda a respiração aeróbia; tem massa atómica 16.00 e número atómico 8. É uma forma elementar, existe como molécula diatómica O2. Na terra, o oxigénio é o mais abundante dos elementos, compreendendo um quinto da atmosfera como O2, quase 90% dos oceanos como H2O, e quase 50% da crosta da terra como óxidos e silicatos metálicos.
- Ozono:
Composto que é formado quando o gás de oxigénio é exposto a radiação ultravioleta. Na atmosfera externa (estratosfera), o ozono protege a terra contra a radiação excessiva. Na atmosfera inferior (troposfera), contudo, forma-se a pertir de gases de combustão e é o principal poluente atmosférico que contribui para a fuligem fotoquímica. O ozono tem usos comerciais como agente branquiador e purificador de água.
- Ozonosfera:
Camada da atmosfera terreste que contem ozono gasoso (o3). Sobrepõe-se aos níveis inferiores da mesosfera e da estratosfera superior. Como essa camada absorve os nocivos raios UV do sol, protegendo desse modo a terra, é também chamada de escudo de ozono, ou protectora de ozono.