"Dormir no jardim"

17-02-2011 19:13

 Um (pequeno) hotel sustentável instalou-se no Botânico em Coimbra. Para os que se preocupam com a sua pegada ecológica.

Não é um jardim qualquer. É o maior do País, com 13 hectares de terreno.

Situado em Coimbra desde 1772, iniciativa de Marquês de Pombal, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) é um ex-líbris da cidade dos estudantes por muitos e vários motivos.

(…)

 

O Tree Hotel criado pelo estúdio lisboeta Dass é um projeto experimental de arquitetura e

design sustentável que questiona os processos de criação das cidades e da arquitetura e o crescimento brutal do número de habitantes nas metrópoles. Foi Nuno Janeiro, estudante finalista de arquitetura e um dos responsáveis pela promoção deste hotel de geometria irregular, que lançou o desafio ao Botânico. O local "reúne as condições perfeitas para a privacidade" dos hóspedes, diz. O hotel foi colocado no Bambuzal, ao lado de uma capela centenária.

 

A intenção da diretora do jardim é "promover a ideia de ecologia urbana. Do ponto de vista arquitetónico, o hotel apela à construção

 

sustentável, em sintonia com o espaço envolvente". E quem não gostaria de ter um jardim só para si durante uma noite? Este pequeno hotel (com uma cama de casal e WC) não tem luz elétrica, mas está ligado à rede de água e esgotos. À noite, terá que acender as velas de um candelabro ou duas lanternas LED que se ligam à manivela. Outra das mais valias é a cobertura onde poderá contemplar a natureza. Tudo sem aumentar a sua pegada ecológica.

Se a aceitação do público for positiva, a diretora do Botânico admite que o Tree possa ficar ali por tempo indeterminado. No futuro, Helena Freitas gostaria ainda de abrir um restaurante de cozinha biológica neste enorme jardim onde reina a tranquilidade.