1- Introdução:

 

 

"A Arquitectura sustentável é o desejo de uma época traduzido em espaço. A arte de construção, mas também a arte de representar o ser humano, consoante as suas necessidades."

 

 

Mies van der Rohe

 

   

  • Prespectiva actual das cidades

    Apoiar o mundo rural, combater a desertificação, a necessidade de ajudar florestas, rios e animais em extinção são as áreas onde a população se encontra mais sensibilizada. Mas está na hora de prestar mais atenção às cidades. À escala global, já vivem mais pessoas em zonas urbanas do que em zonas rurais.

    Do ponto de vista da sustentabilidade dos recursos naturais, as grandes cidades são, hoje, os grandes sorvedouros de todo o tipo de recursos naturais e os principais responsáveis pelas alterações climáticas. Mas é na gestão das grandes metrópoles que se determina grande parte do nosso futuro ambiental, económico e social. Da mobilidade de pessoas e mercadorias ao impacto na saúde humana, da eficiência energética à organização de empresas e pessoas, do tratamento de resíduos à gestão da água, muito da nossa vida se joga nas cidades.